terça-feira, 9 de julho de 2013

Mais cordel dos alunos do Agenor - Professora Mércia

Literatura de cordel.
Produzido por: Flavia Lucena e Mayanne Oliveira, 1º ano "A"

Uma cultura rica e diversificada

... Caro leitor me escute
Que agora eu vou falar
Sobre a cultura do Nordeste
Que tem muito o que mostrar
A começar pela comida
Pois tô com uma fome de lascar.

Começando pelo milho
Que é o principal ingrediente
Não esquecendo da canjica
Que nos deixa muito contente
Também tem a pamonha
Pra encher o bucho dagente.

Vou botar a panela no fogo
Para o milho cozinhar
E chamar a vizinhança
Para comigo jantar
Que é véspera de São João
E eu quero comemorar.

Vou cortar as bandeirinhas
E os balões pendurar
Pra deixar a rua bonita
Para a quadrilha dançar
Os balões só de enfeite
Pois é perigoso soltar.

Vou acender a fogueira
Pra nela o milho assar
E chamar cumade e cumpade
Pros meninos batizar
E botar Santo Antonio de castigo
Até um namorado eu arrumar.

Acorda meu povo!
Que já chegou São João
O santinho distraído
Que vai fazer a animação
Junto com Santo Antonio e São Pedro
Que é festa de tradição.

Meu Santo Antonio me ajude
Como é que vou dançar
A quadrilha do São João
Se num tem home nesse lugar
Resolvi chamar minha prima
Para ser o meu par.

Minha prima já sabe
O traje que vai usar
Um vestido bem bonito
Eu terei que arranjar
Para com ela me divertir
E dançar até o sol raiá.

Os fogos de artifício
Que enfeitam nosso céu
Na hora da queimagem
Todos tiram o chapéu
Como eles são perigosos
Quem solta é o seu Manel.

Venha cá meu sanfoneiro
Pra sua sanfona tocar
Pra alegrar o meu povo
Que tão querendo dançar
Pois tão todos arrumados
Pra o seu charme mostrar.

Peço a meu São Pedro
Pra abençoar esse povo
Que no próximo ano estejam
Todos comigo de novo
Para festejar juntamente
Esse São João maravilhoso.

O cordel está terminando
Espero que tenham gostado
Contei um pouco sobre o Nordeste
Em um tom bem humorado
Para que vocês lessem
E ficassem bem animados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário